Menu
  • Selecione uma agência e ligue agora!

Filtros de busca
  • Tipo
  • Garagem
  • Bairro
  • Dormitórios
  • Valor
  • Menos filtros
  • Mais filtros
  • Características
  • Área privativa
  • Banheiros
Busca avançada
Busca por código

Como alugar um imóvel? Veja tudo o que você precisa saber

27.08.2018

A saída da casa dos pais é um marco na vida de todo mundo. Além do lado emocional, há também as questões práticas. A principal é delas é saber todas informações sobre como alugar um imóvel.

São muitos detalhes importantes na locação de um imóvel, documentos necessários, vistorias, fianças, seguros, tempo de contrato, entre outros.

Em outras palavras, essa missão vai muito além de encontrar um lugar ideal, procurar uma imobiliária, preencher formulários e pegar a chave.

5 conselhos que você precisa saber de como alugar um imóvel

Veja a seguir, algumas dicas para te ajudar na locação de um imóvel.

Escolha o imóvel do tamanho do seu bolso

Ao sair da casa dos pais, você quer morar mais perto do trabalho, do centro, da faculdade, etc. Mas o sonho de escolher a região, o local da moradia, deve incluir seus hábitos, seu estilo de vida, e principalmente quanto você pode pagar.

O custo do imóvel precisa caber no seu orçamento mensal. Lembre-se que o valor do apartamento contém: preço do aluguel, condomínio e outras taxas.

Considere, para que você não comprometa seu orçamento, que o valor do aluguel deva ser de 20% do seu salário mensal, no máximo.

Tenha em mãos toda documentação necessária

Cada imobiliária pode exigir uma série de documentos, mas os básicos são:

- Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda.

Tempo de contrato de locação de imóveis

O contrato é uma garantia para ambas as partes, tanto inquilino quanto proprietário. Em geral, o contrato de aluguel é feito por um prazo mínimo de 3 meses.

O locador pode rescindir o contrato a qualquer momento para vender, desde que haja um acordo com o inquilino e aviso prévio de pelo menos 30 dias.

Já o locatário pode rescindir a qualquer momento, desde que pague uma multa equivalente a 3 meses de aluguel.

Como alugar imóvel com fiador

Para alugar um imóvel, as imobiliárias utilizam a presença do fiador ou seguro fiança como forma de garantia.

O fiador é a pessoa responsável em arcar com o valor do pagamento do aluguel, em caso de inadimplência por parte do inquilino. Em geral, o fiador deve apresentar uma renda comprovada de pelo menos 3 vezes o valor do aluguel.

Atualmente, muitas imobiliárias têm utilizado o seguro fiança em substituição do fiador para a locação de imóveis. Esse serviço é calculado pela seguradora contratada, levando em consideração as taxas e o valor do aluguel do imóvel. O seguro fiança pode ser dividido em até 12 meses para o inquilino pagar.

Vistoria do imóvel

A vistoria é um documento que você precisa exigir da imobiliária, com todos os dados e informações que constam no imóvel - inclusive defeitos.

Em geral, a vistoria acontece na presença do inquilino e deve ser minuciosa, com fotos datadas, estado dos móveis (se tiver), testes na parte elétrica e hidráulica.

É importante lembrar que, o locatário deverá entregar o imóvel do mesmo jeito que recebeu.

E aí, pronto para se mudar?

Encontre o imóvel que você procura na Vila Rica Imóveis. No site, você selecionar a quantidade de dormitórios, localização, faixa de valor e outras informações como documentação necessária, modalidades de locação, entre outros!