Menu
  • Selecione uma agência e ligue agora!

Filtros de busca
  • Tipo
  • Garagem
  • Bairro
  • Dormitórios
  • Valor
  • Menos filtros
  • Mais filtros
  • Características
  • Área privativa
  • Banheiros
Busca avançada
Busca por código

Dicas de sobrevivência para quem mora sozinho

04.09.2018

 

Morar sozinho e ter toda uma casa só para si é um dos grandes objetivos de todo jovem. É um sinônimo de liberdade, autonomia e vida adulta.

Mas essa transição de fases da vida nem sempre é fácil. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para quem vai morar sozinho pela primeira vez. Confira.

Comece com um aluguel

Quem vai viver sozinho pela primeira vez pode sonhar com a casa própria, mas não é isso que os especialistas recomendam.

Os marinheiros de primeira viagem, particularmente os que são mais jovens, ainda não sabem ao certo o que querem – e pode ser pouco vantajoso tentar grandes investimentos nessa época.

Imagine que, daqui a alguns anos, você não queira mais morar onde mora, precise de uma casa maior para acomodar uma família, ou apenas prefira outro tipo de imóvel.

Aprenda a viver sozinho em um lugar alugado e, assim, descubra quais são suas preferências e necessidades.

Aprenda a fazer algumas tarefas domésticas

Ao sair de casa, muitas pessoas descobrem pela primeira vez o que é realizar tarefas domésticas.

Não pense que morar sozinho será apenas viver como quiser: você será responsável por tudo em casa.

Aprender a limpar a casa, lavar a roupa e cozinhar, por exemplo, já são habilidades que vão poupar algum dinheiro e permitir que você mantenha tudo em ordem.

Planeje sua vida financeira

Isso é algo que você só descobre morando sozinho: quais são todas as despesas geradas por uma casa.

Por isso, fazer um orçamento como todos os seus custos mensais é o primeiro passo para se organizar e não acabar no vermelho.

Leve em conta todos os gastos – aluguel, condomínio, luz, água, gás, internet, móveis, telefone etc.

É possível que, nos primeiros meses, os custos sejam bem maiores do que você imaginava. Nesse caso, será necessário cortar alguns gastos, economizar e se planejar para os próximos meses.

Organize os pagamentos de contas

Um erro muito comum cometido por quem vai morar sozinho é acabar se esquecendo dos prazos para pagar contas. Isso pode ser muito grave, especialmente quando se trata de contas de necessidades básicas, como água e luz.

Para não ficar sem abastecimento, coloque esses boletos em débito automático, tente marcar um dia do mês para fazer todos os pagamentos ou coloque lembretes no seu celular para não se esquecer de pagar.

Seja organizado

Quando você mora sozinho, ninguém se responsabilizará pela sua bagunça. Por isso, procure ser organizado.

Mantenha tudo em seu devido lugar, tenha uma rotina de limpeza diária e tente manter a casa em ordem a maior parte do tempo.

Isso poupa muito trabalho e você não precisa tirar todos os fins de semana para limpar a casa.

Não se deixe levar pela liberdade

Essa é uma experiência comum para pessoas que vão morar sozinhas pela primeira vez: você se deslumbra tanto com as possibilidades de viver como quer que acaba se deixando levar demais. É claro que, às vezes, você vai comer pipoca no jantar e ficar dias sem lavar a louça. Mas não faça disso um hábito.

Tente criar uma rotina que permita uma vida saudável e relativamente organizada para não ter mais problemas no futuro.

Com essas dicas, morar sozinho será bem mais fácil e prazeroso. Cuide-se, seja responsável e se divirta nessa nova fase da vida!

Está procurando imóveis para começar a morar sozinho? Conheça as opções da Vila Rica!