• Selecione uma agência e ligue agora!

Filtros de busca

É POSSÍVEL AMENIZAR O CALOR DENTRO DE CASA?

26.01.2026

O calorão deu uma trégua nos últimos dias, mas novas ondas de altas temperaturas ainda são esperadas neste intenso verão de 2026. Para enfrentar os dias quentes que ainda virão, algumas dicas podem ser importantes aliadas na hora de tornar os ambientes um pouco mais agradáveis.


A primeira ideia é sempre usar o ar-condicionado, mas esta é uma tecnologia que acaba aquecendo ainda mais o ambiente externo e representa alto gasto de energia elétrica. Os ventiladores de teto são uma alternativa eficaz e de custo bem menor, espalhando o ar e proporcionando uma sensação de resfriamento. Modelos com três ou quatro pás são os mais eficientes na função de refrescar a casa.


Também é importante aproveitar as horas do dia em que a temperatura ainda está mais baixa. Abrir janelas com ventilação cruzada cedo da manhã para que o ar circule é uma maneira de deixar os espaços mais frescos. Quando a temperatura externa começar a subir, basta fechar as janelas e evitar a entrada direta do sol para que o clima interno se mantenha menos quente. Cortinas de algodão contribuem para “segurar” o calor do lado de fora. Em casos de muita incidência solar, até mesma cortinas blackout são indicadas para reduzir o aquecimento.


Em situações extremas, uma tigela com gelo também ajuda a reduzir o calorão. Colocada na frente do fluxo de ar do ventilador, ajuda a formar correntes mais frias, reduzindo a sensação térmica no ambiente. A água que derrete pode ser reaproveitada para fazer novas barras de gelo, com custo quase zero e evitando o desperdício.


Há também algumas medidas estruturais com bom resultado interno. Para quem vai construir, observar a posição solar ainda no projeto, considerando o sol da manhã e a ventilação natural, são pontos que resultarão em conforto térmico na residência. Quando possível, o uso de tintas térmicas reflexivas em telhados e coberturas é outra forma de repelir o calor, assim como películas com filtro UV nas janelas.


Para completar, investir em plantas é sempre uma bela iniciativa, tanto no lado externo (junto às paredes) como internamente. Além de decorar o ambiente, elas liberam umidade e ajudam a refrescar. E evite o contato de materiais sintéticos na pele. Mantas de algodão sobre o sofá, lençóis e roupas de algodão são sempre os materiais mais indicados quando a estação mais quente do ano é quem dita as regras.