Saque Calamidade está disponível
16.05.2024
Saque Calamidade está disponível
Nesta tragédia das cheias no Rio Grande do Sul, um auxílio que está disponível para moradores de diversas cidades gaúchas é o Saque Calamidade. O benefício vale para quem trabalha com carteira assinada e tem conta do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Mas o Município em que a pessoa reside precisa estar listado na portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional que reconhece a situação de desastre natural.
Aqui na região, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio, Canoas e Porto Alegre, entre outras cidades, já aparecem na listagem.
Normalmente, a conta do FGTS só é acessada por trabalhadores demitidos ou para uso no pagamento da casa própria. Em situações extremas, o Governo Federal cria regras para retiradas especiais. É o caso agora.
O Saque Calamidade permite ao assalariado sacar seu valor disponível em cada conta do FGTS até o limite de R$ 6.220,00 (às vezes, há mais de uma conta no nome de cada pessoa).
Os titulares das contas podem solicitar o saque pelo Aplicativo FGTS ou presencialmente, em uma agência da Caixa. Em média, quatro a cada 10 pessoas ocupadas no Brasil atuam com Carteira de Trabalho assinada (IBGE/2023), o que dá direito à conta do FGTS.
Todos os detalhes sobre o cadastramento das informações e sobre as cidades já habilitadas estão disponíveis no site do FGTS
Fonte: FGTS.gov.br











