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Síndico X Administradora de condomínio

16.07.2020

Conheça o papel de cada uma das partes, Síndico X Administradora, e fique por dentro das suas atribuições.

O trabalho de um síndico é administrar o condomínio, porém, são tantas as tarefas a serem realizadas, que ele precisa de ajuda e esta ajuda fica a cargo da administradora de condomínio. Pode parecer uma subcontratação, mas na realidade há uma grande diferença entre síndico e administradora de condomínio.

Quem “manda” no condomínio, por assim dizer, é o síndico. É ele quem determina o que será feito e dá as ordens à administradora, cuidando para que tudo seja feito conforme determinado no contrato.

Conforme Art. 1.348 do novo Código Civil brasileiro, instaurado em 2002, o síndico é o encarregado pela gestão do condomínio no dia a dia.

Atribuições do Síndico:
- Fazer a prestação de contas anualmente e sempre que requisitada;
- Organizar e convocar reuniões de assembleia geral;
- Ser representante do condomínio e atuar como porta-voz dos interesses dos condôminos;
- Cumprir e garantir que sejam cumpridas as normas da legislação interna do condomínio;
- Zelar pela conservação das áreas comuns;
- Realizar os serviços de manutenção no empreendimento;
- Elaborar a previsão orçamentária uma vez por ano.

A administradora do condomínio tem como principal função cuidar da parte administrativa e burocrática do condomínio.

Atribuições da administradora:
- Gerenciar a conta corrente, inclusive o fundo de reserva;
- Montar balancetes e demonstrativos de receitas e despesas;
- Organizar os documentos e a pasta de prestação de contas;
- Pagar as despesas mensais do condomínio;
- Emitir os boletos para o pagamento da taxa condominial;
- Elaborar a folha de pagamento dos funcionários do condomínio, além dos contratos de trabalho;
- Gerenciar todas as obrigações fiscais e contábeis do condomínio;
- Assessorar o síndico em questões judiciais, contábeis, financeiras e trabalhistas;
- Redigir cartas de advertências ou multas;
- Auxiliar em reuniões de assembleias gerais;
- Organizar documentos administrativos, contas e contratos;
- Redigir comunicados ou circulares;
- Organizar a reserva de áreas comuns, como salão de festas.

Agora você já conhece o papel de cada uma das partes dentro do condomínio.
Se você ficou com alguma dúvida, envie um e-mail para marketing@vilarica.com.br que vamos te responder com muito carinho.